Blog - Vendas e Negociação


Usando a Resiliência para gerenciar reclamações dos clientes

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.


resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico. No entanto, Job (2003), que estudou a resiliência em organizações, argumenta que a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

Fonte: Wikipédia

Sem dúvida o momento em que um cliente reclama de um trabalho realizado pela sua empresa apresenta dois fortes componentes identificados na definição de resiliência. Existe o estresse gerado pela própria reclamação que envolve aspectos psicológicos  como rejeição(O cliente não gostou do meu trabalho?) e financeiros (Será que ele vai pagar? Vou perder o cliente?) e a vontade a vontade de vencer, ou seja, a vontade de ter razão e saber que a reclamação do cliente não procede.

Porque os clientes reclamam?

– O produto ou serviço contratado está com defeito.
– O que foi prometido não foi cumprido.
– Benefício esperado do produto para o cliente não se aplica na prática.
– O cliente se sente mal assessorado.

Resumindo, o cliente percebe uma relação “pobre” na relação custo-benefício – O cliente não confia no produto do fabricante. Estas são algumas das razões que apontamos mais com certeza poderíamos aumentar de forma significativa esta lista. A grande questão, entretanto, é saber como gerenciar as reclamações de forma que seu impacto não seja tão grande nos seus negócios e seja possível reverter possíveis danos em benefícios de imagem e futuras vendas.

Passo a passo de como tratar as reclamações

1 – Criação de uma estrutura ou um processo para atendimento de reclamações

Para que isso seja alcançado é importante criar uma operação adequada para atendimento das reclamações, pois reagir rápido e amigávelmente às reclamações dos clientes proporcionam uma melhora na relação comercial e podem se tornar uma ferramenta promocional muito eficiente.
2 – Absorver todas as informações provenientes da reclamação

Nesta fase, ouvir ativamente, deixar o cliente terminar o que eles querem dizer e, ocasionalmente, fornecer a confirmação positiva: “Sim, eu entendo”, ” Isso é realmente incomum “. Faça tudo que puder para garantir ao cliente uma sensação agradável no durante a discussão.

3 – Analisar o problema

Em uma reclamação o lado emocional aflora. Os clientes tendem a trazer todo tipo de insatisfação, inclusive pequenas insatisfações com sua empresa que em situações normais não eram significativas, por exemplo, “como vocês demoram para atender telefone”! É raro os casos em que os clientes irritados e insatisfeitos concentram-se no problema real. Neste momento o profissional encarregado de ouvir a reclamação deve tentar orientar o cliente cuidadosamente de volta para o núcleo do problema (“Eu realmente sinto muito, mas o senhor poderia me dar mais detalhes que gostaria de anotar o que aconteceu?)

Ao conduzir o cliente para uma posição que ele necessariamente tem que dar uma posição objetiva, além de se definir de forma clara qual é a essência da reclamação, permite criar a percepção de que o assunto é particularmente importante e isso exerce um efeito positivo no cliente. É importante que de forma calma e objetiva se faça perguntas pois elas indicam que você está interessado. Importante: Não dividir a culpa.

4 – Aceitação

A discussão objetiva é seguida pelo pedido de desculpas. Isto deve ser dado
adequadamente e não soar muito “robótico” (“Lamentamos” “Peço desculpas”), nem excessivo (“Eu só posso pedir-lhe que aceite minhas desculpas mais profundas”). Honesto e autêntico, por outro lado, com objetividade e empatia (“Eu posso bem compreender o seu aborrecimento. … Por favor, desculpe este lapso grave. … Vamos classificá-lo o mais rapidamente possível “).  Agradeça ao cliente pelo esforço em contatá-lo.

5 – Encontrando uma solução

Procurar uma solução em conjunto com o cliente. A melhor maneira é indicar um número de alternativas no início. Uma vez que o cliente decidiu, esclarecer os detalhes.

6 – Agradecimento

Agradeça ao cliente mais uma vez por contatá-lo e assegure que seu problema está agora em boas mãos: “Se não houver mais nenhum problema, por favor me ligue diretamente. … Vamos enviar  detalhes mais precisos, por escrito, esta semana, sem falta … Nós vamos resolver isso agora. …. Você pode confiar em minha palavra. ”

Conclusão

A situação que levantamos no início do artigo de pressão psicológica e financeira que advem da reclamação de um cliente, pode, se for tratada de forma estruturada e profissional, se tornar em uma importante ferramenta para transmitir uma imagem positiva da sua empresa e permitir vender mais para seus clientes. Lembrem-se, um problema só é um problema quando ele não é resolvido e cuidado de forma adequada.


Array


Posts mais recentes




AVATAR – uma Aprendizagem Experiencial

Avatar é uma dinâmica que utiliza uma Aprendizagem Experiencial para mudar comportamentos e potenc...



Como a Gestão Ágil pode impulsionar a sua empresa

Na era onde a velocidade e constância das mudanças estão cada vez mais intensas, trabalhar com a ...



Venda mais carros aumentando o engajamento em suas redes sociais.

Este artigo é destinado a vendedores de veículos que usam as redes sociais e acreditam na possibil...



Você é um influenciador nas redes sociais ou apenas faz panfletagem de carros?

Você é um influenciador nas redes sociais ou apenas faz panfletagem de carros?...



Foi demitido? Já pensou em empreender?

Este artigo tem como objetivo discutir o primeiro passo para quem deseja empreender, e, principalmen...



Caminhos para um novo normal: recriar o que está velho e desatualizado.

Esta reflexão trata dos caminhos para nosso reposicionamento existencial diante do novo normal. ...



Reconhecendo o Caos para buscar a Ordem em um mundo pós-pandemia.

Este artigo tem como objetivo analisar o Caos da realidade atual, com o Covid 19, e propor uma nova ...



Seguir regras pode tornar nossa vida melhor?

Este artigo se baseia em reflexões que foram levantados pelo psiquiatra Norman Doidge no prefácio ...



Como aumentar o faturamento pela experiência de compra de seus clientes

É senso comum a crença de que uma boa experiência do cliente pode potencializar os resultados de ...



Privacidade de dados agora é lei. Entenda melhor.

Sua empresa está preparada para atender as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dad...



A jornada do cliente. Como mapear e construir uma experiência positiva para o cliente

Mapear a jornada do cliente é uma das principais etapas de um programa de Customer Experience. O Ma...



Você quer melhores resultados da equipe?

Criado por Marshall Goldsmith, o conceito de FeedForward é um passo adiante para os líderes que bu...



Seu foco esta na solução ou no problema?

O Coaching também utiliza as ferramentas de comportamento cognitivo para entender as necessidades, ...



Como montar um plano de treinamento para ter lucratividade sustentável na sua empresa

Como transformar as competências da sua equipe em alavancas de sucesso para sua organização....



Uma metodologia para ajudar o processo de tomada de decisão

Nada é mais difícil, portanto mais precioso, do que ser capaz de tomar decisões. Napoleão Bonapa...



Entenda o comportamento de sucesso de Steve Jobs ou melhor ser pirata do que marinheiro

Steve Jobs costumava usar uma frase de Pablo Picasso que dizia “bons artistas copiam, grandes arti...



Dez livros que os alunos de Harvard leêm sobre liderança

Com tantas opções de livros de negócios para escolher, fazer uma pesquisa online extensa em meio ...



Como tornar o tempo seu aliado

Na mitologia grega Chronus era o deus do tempo e nem mesmo Zeus, o deus dos deuses, conseguia vencê...



Usando a Resiliência para gerenciar reclamações dos clientes

A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o in...



Coaching no divã. O impacto das ferramentas de Coaching na psicoterapia

O objetivo deste artigo é analisar estudos que demonstram a relação entre processos de coaching e...

Clique aqui e veja todos os Posts


(11) 99222-0922

contato@reconectar.com.br


web by
SiteCommerce.net

Política de Privacidade

Show Buttons
Hide Buttons
WhatsApp chat