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Como dar feedback


O feedback a visão de alguém sob um comportamento que muitas vezes nós próprios não conseguimos enxergar. É um “ponto cego” que é iluminado por alguém de fora do processo.

Consideramos 2 tipos mais importantes; o feedback de desenvolvimento e o feedback de reconhecimento.

Pode ser considerado como uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento da atividade dos profissionais, pois, por meio dele, pode-se buscar a perfeição e descobrir o caminho certo a seguir

Trata-se também de uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano por minimizar incertezas e ansiedades. 

Objetivo: Fornecer aos participantes a possibilidade de melhorar a qualidade das relações com suas equipes através do aprendizado de como dar feedback de forma adequada, produtiva e voltada para o futuro.

Público-Alvo: Líderes de equipes

Conteúdo programático:

  1. O que é feedback
  2. Benefícios de um feedback correto
    1. Características de um feedback
    2. Equilibrado entre pontos positivos e negativos
    3. Descreve e não avalia
    4. Focaliza em pontos observados
    5. Focado em pontos que colaborador possa mudar
    6. Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
    7. Dá abertura à opiniões
  3. Diretrizes gerais
    1. Observações
    2. Importância
    3. Perguntas
    4. Sugestões
    5. Especificidade
  4. Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes
  5. Tipo extrovertido
    1. Feedback interativo
    2. Verbal
    3. Necessidade de foco
    4. Foco em pessoas não em tarefas
  6. Tipo introvertido
    1. Feedback específico
    2. Pessoal e exclusivo
    3. Perguntas adequadas para extrair informações
    4. Relação com o contexto
  7. Feedforward – o feedback voltado para o futuro
    1. Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas
    2. Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento
    3. Estado desejado
      • Construindo a situação no estado desejado
      • Alinhamento no estado desejado
      • Competências necessárias do avaliado
      • Identificação de GAP´s da empresa
    1. Estado presente
      • Desenvolvendo ideias para atingir o estado desejado
      • Identificar e classificar estas ideias (competências, CHA)
  1. Plano de ação


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