Negociação aplicada
Os processos de negociação complexos ocorrem quando várias pessoas precisam aprovar uma compra.
Além disso, podemos definir uma negociação complexa quando o ciclo de venda tem um processo longo de cultivo do cliente.
Além de conhecimento, estes processos de negociação envolvem o desenvolvimento de habilidades e atitudes diferentes do que o padrão dos profissionais realiza hoje.
Neste programa os participantes terão a oportunidade de vivenciar estas experiências e encontrar alternativas para apoiá-los em momentos como este.
Objetivo do treinamento: Capacitar os participantes a desenvolverem uma metodologia e padrões de comportamento que norteiem uma negociação eficaz através da elaboração de estratégias vencedoras.
Público-Alvo: Gestores e profissionais de vendas que demandem negociação em suas atividades.
Conteúdo programático:
- Premissas básicas de uma negociação eficaz
- Pessoas: separe as pessoas dos problemas
- Interesses: busque os interesses, não as posições.
- Critérios: use critérios objetivos
- Opções: seja criativo
- Preparação da negociação
- Identificação das oportunidades organizacionais
- Medindo as variáveis cruciais da negociação: poder, informação e tempo
- Potencialização dos resultados através da identificação do perfil da outra parte
- Determinação dos objetivos da negociação
- O que oferecer (e o que não oferecer)
- Identificando sua melhor alternativa e parâmetros
- Examinando a situação do ponto de vista da outra parte
- Planos contingenciais (o que fazer se der errado)
- Negociação consultiva
- Conhecer melhor as necessidades e expectativas do outro (técnica de perguntas consultivas)
- Os fatores propulsores do acordo
- Ampliar os paradigmas para melhoria do relacionamento interpessoal (credibilidade, confiança, assertividade e empatia)
- Alinhando interesses, questões e percepções.
- Sinalizando o poder de influência e a tática a ser utilizada
- Fechamento do acordo e compromissos
- As técnicas de fechamento
- Criando vínculos de longo prazo
- Ética na Negociação
Metodologia:
- Venda consultiva
- Modelo Harvard de Negociação
- Metodologia SNAP
- Técnicas de coaching
Didática:
- Estudo de casos
- Simulações de negociações
- Exposição dialogada
- Discussões dirigidas