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A jornada do cliente. Como mapear e construir uma experiência positiva para o cliente

Mapear a jornada do cliente é uma das principais etapas de um programa de Customer Experience. O Mapeamento permite identificar todos os tipos de interações possíveis que um cliente pode ter com a empresa. Uma dica importante para se fazer o mapeamento é considerar a visão do cliente como ponto de partida, não a visão […]


Mapear a jornada do cliente é uma das principais etapas de um programa de Customer Experience. O Mapeamento permite identificar todos os tipos de interações possíveis que um cliente pode ter com a empresa.

Uma dica importante para se fazer o mapeamento é considerar a visão do cliente como ponto de partida, não a visão dos processos internos.

O exercício é se colocar no lugar do cliente, passar por todas as experiências pelas quais ele possa ter com sua empresa, identificando também os canais de acesso disponíveis.

Exemplos de experiências:

Exemplos de canais:

A visão dos processos internos deve ser incorporada ao projeto em um segundo momento, quando, a partir das experiências mapeadas, possamos identificar quais processos são envolvidos, e aí sim, trabalhar para que haja mais efetividade nas entregas.

Uma pergunta deve ser realizada neste momento.

Cabe ainda avaliar se a empresa dispõe de um programa de melhoria contínua de processos, e como e em qual velocidade os problemas apresentados pelos clientes são trabalhados.

O exercício de olhar para o cliente e depois para a estrutura da empresa, portanto, podem ser entendidos como os pilares operacionais para a construção do Programa de Customer Experience.

 

Cristina G. Nogueira Redis

Consultora de Processos e Experiência do Cliente

M.A. em Administração e Cultura Organizacional

 


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