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Foi demitido? Já pensou em empreender?

Este artigo tem como objetivo discutir o primeiro passo para quem deseja empreender, e, principalmente, levar à reflexão quais são os caminhos e obstáculos que o futuro empreendedor poderá enfrentar e quais as ferramentas que podem ajudá-lo a superá-las.


“Só há um caminho para a felicidade (que isso esteja presente no teu espírito desde a aurora, dia e noite): é renunciar às coisas que não dependem da nossa vontade” – Epicteto, 55 d.C

Este artigo tem como objetivo discutir o primeiro passo para quem deseja empreender, e, principalmente, levar à reflexão quais são os caminhos e obstáculos que o futuro empreendedor poderá enfrentar e quais as ferramentas que podem ajudá-lo a superá-las.

Necessidade ou oportunidade

Este é um dos primeiros pontos para analisar no momento de empreender, basicamente porque reflete o grau de amadurecimento do futuro empreendedor.

O empreendedorismo que nasce de uma necessidade, normalmente por perda do emprego, diminuição da renda familiar ou a dificuldade em recolocar-se no mercado, vem associado a um menor grau de maturidade para montagem de um negócio próprio.

Já o motivado pela oportunidade, o grau de maturidade tende a ser maior visto que, normalmente, decorre de uma visão mais clara de mercado e de um objetivo pensado para criar um produto ou serviço que venha atender alguma lacuna de mercado.

A priori, teoricamente, o empreendedor por oportunidade tem mais chances de ser bem sucedido, porém esta não é uma regra. O que propicia mais chances de sucesso é a preparação para esta nova fase na vida do futuro empreendedor, o que pode ser feito por qualquer pessoa que decida empreender.

Porisso, seja a decisão de empreender motivada por  necessidade ou oportunidade, é importante ter em mente a análise que propomos neste artigo, fundamentais para reflexão antes de iniciar o seu negócio.

Conhecer um pouco mais de você mesmo.

Normalmente no dia-a-dia não paramos para olhar com atenção para nossa trajetória profissional e pessoal. Quais conhecimentos e habilidades construímos ao longo de nossas vidas. Quais atitudes nos trouxeram ao ponto onde estamos hoje.

As respostas a estas indagações podem nos indicar os próximos passos na caminhada do empreendedorismo. Você poderá perceber que já está pronto para dar os primeiros passos, ou ter mais clareza sobre os pontos que precisa desenvolver antes de seguir adiante.

Vamos sugerir uma ferramenta simples e muita poderosa que é a Matriz SWOT, que muitos devem conhecer da época da universidade ou mesmo no dia-a-dia empresarial. É claro, com adaptações para se tornar um SWOT pessoal.

A matriz é composto de 4 quadrantes e vamos reunir aqui alguns pontos de cada quadrante para que o futuro empreendedor reflita.

Tão importante quanto a reflexão é escrever, seja no papel ou no computador, as suas conclusões. Este movimento de anotar dá uma continuidade no processo reflexivo e contribui para um bom resultado.

Vamos lá aos conceitos que devem compor cada quadrante.

Forças (Strengths)

As forças são os conhecimentos, habilidades e atitudes que você construiu ao longa da vida, não apenas do ponto de vista profissional, mas também pessoal.

Algumas perguntas que podem ajudar na identificação destes pontos:

Conhecer suas forças pode ajudá-lo a definir um caminho de empreendedorismo. Neste momento fique apenas em listar essas forças, sem se preocupar com o que fazer com elas. Este é o momento de expansão de idéias.

Fraquezas (Weaknesses)

Representam aquilo que enfraquece e principalmente limita o seu crescimento. São fatores que bloqueiam o seu potencial. A sinceridade aqui é fundamental, e para muitos exigirá um esforço para reconhecer fraquezas pessoais, pois muitas vezes tendemos a encobri-las, preferindo acreditar que “a culpa é do outro”.

Não podemos falar que o nosso chefe é culpado ou a empresa não reconheceu o meu valor ou que a economia é culpada de tudo. Lembrem-se, só posso resolver um problema se eu sou “dono” dele.

As crenças construídas ao longo de nossas vidas também podem ser consideradas fraquezas, caso elas sejam limitantes, ou seja, caso nos tragam sentimentos de impotência ou de inadequação para novas experiências. São pensamentos como: “Não sou capaz”, “Não consigo desenvolver novas habilidades”, “Sou muito velho para começar um negócio”.

Não se preocupe se as respostas forem muito fortes e o levar a um sentimento de incapacidade. Reconhecer é o primeiro passo para seguir adiante. A partir deste ponto é possível começar a traçar um plano.

Vamos a algumas perguntas.

Se você tem dificuldades com gestão financeira, este é o momento de reconhecer isso. Ou se você claramente não sabe vender um produto ou solução, é preciso ter isso claro. Estes fatores não significam que você não tem condições de seguir adiante, eles representam fraquezas que em momento oportuno, e dependendo do caminho escolhido, você deve enfrentar.

Oportunidades (Opportunities)

Esse quadrante envolve olhar para o mercado e identificar soluções que podem ser construídas para resolver problemas, ajudar a tornar o dia a dia das pessoas ou empresas mais produtivas, mais simples, mais efetivas.

É normal neste momento focar em segmentos de mercado que sejam mais próximos de sua realidade, de seu nicho de conhecimento.

Se coloque em uma posição de cliente e imagine dificuldade enfrentadas ou facilidades que gostaria de ter em determinado segmento.

Deixe a sua mente livre, não imponha limites ao seu pensamento tendo como referência a sua percepção de capacidade atual, as suas forças e fraquezas. Haverá o momento de juntar todas as informações levantadas em todos os quadrantes do SWOT.

Algumas perguntas para direcionar esta análise:

Ameaças (Threats)

As ameaças podem ser entendidas como aquelas variáveis externas que podem dificultar o desenvolvimento do plano,  sabotar sua ideia, te tirar do foco desejado ou te enfraquecer diante de seu objetivo.

Para cada oportunidade listada verifique se há alguma ameaça correspondente.

Essas ameaças podem surgir por exemplo da opinião negativa de pessoas próximas, da atitude de concorrentes, de alguma lei que deve ser seguida, de uma exigência específica de mercado.

Conhecer as ameaças faz parte do rol de informações necessárias para definir o caminho e construir um plano sólido.

Algumas perguntas para ajudar

Esta análise fecha o quadrante da SWOT e abre caminho para o próximo passo da reflexão que envolve cruzar todas as informações e identificar a oportunidade que esteja mais adequada ao seu perfil para, a partir daí, iniciar a construção do plano.

Vale, antes de partir para o próximo passo, revisitar todos os quadrantes para ter certeza que tudo foi considerado. Isso significa que você, em hipótese alguma, você pode ignorar os seus comportamentos, ideias ou mesmo as pessoas e acontecimentos que podem ajudar ou prejudicar o sucesso do seu negócio.

Análise dos quadrantes

Neste momento você terá seu SWOT pessoal construído. Saberá quais são suas forças e fraquezas e terá uma visão de oportunidades e de ameaças. Agora é o momento de decidir o melhor caminho a seguir.

As análises a serem realizadas envolvem responder a algumas perguntas.

Quando se fala de eliminar fraquezas e ameaças considere alternativas que estão fora de você como contar com a ajuda de um profissional, buscar mais conhecimentos através de leituras, cursos, ou mesmo se associar com alguém que supra determinada fraqueza.

Bom, a análise agora está completa. Com essas informações você conseguirá ter mais clareza sobre oportunidades e poderá decidir sobre o caminho a ser seguido. Agora você está pronto para dar um próximo passo que é iniciar o desenvolvimento do plano de negócios.

Importante:

Se você gostou deste conteúdo e acredita que ele possa contribuir para o desenvolvimento profissional de um colega, compartilhe com ele este artigo. 😊

Autora do artigo: Cristina G. Nogueira Redis

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