Normalmente muito vendedores de carros acreditam que é importante ter o maior número de seguidores nas sua redes sociais para poder vender mais veículos. Bom, é importante SIM ter um bom número de seguidores, mas o que vai definir se eles tem probabilidade de se tornarem clientes é o ENGAJAMENTO destes leads.
Vamos entender um pouco deste tal de engajamento.
Engajamento nas redes sociais representa o quanto os usuários interagem com determinada página ou perfil. Não basta ter apenas curtidas (isso já é o primeiro passo), mas o importante é que os leads que estão em sua rede comentem seus post, compartilhem ou marquem outra pessoa que possa se interessar. Ações como estas significam que suas postagens estão agregando valor para aquele público e provocando uma reação positiva.
Porque é importante o engajamento para vender carros?
Quando você tem um engajamento alto significa que sua rede esta satisfeita com o tipo de estratégia de relacionamento. Com isso, o seu poder de influência é bem maior, sendo justamente isso, uma das funções mais importantes de se trabalhar em uma rede social.
Os seus seguidores gostando das suas postagens permitem que você exerça um pouco mais o seu poder de influência, o que é fundamental para vender, bem como um cliente engajado divulga mais seus conteúdos permitindo que aumente as visualizações dos seus post e o tráfego na sua página ou perfil.
Como calcular a taxa de engajamento
“Não se gerencia aquilo que não se mede“ já dizia Willians Deming. Porisso é importante termos uma forma de medirmos efetivamente como esta nosso engajamento. Não existe uma unanimidade no cálculo, mas podemos dar como referência uma fórmula para sabermos se nossas postagens estão indo bem. A fórmula é a seguinte:
Quer saber um pouco mais sobre engajamento? Veja nosso Webinário.
Como descobrir se minha taxa de engajamento é boa?
Sabendo da nossa taxa de engajamento podemos comparar como é o engajamento médio das principais redes. Para podemos identificar nossa performance temos algumas dicas:
· Não se assuste se surgirem percentuais baixos (em torno de 1%). Na verdade não são tão ruins e significam que você precisa melhorar a qualidade dos seus conteúdos;
· Pesquisas apontam que uma taxa que fique entre 1% e 3% são consideradas boas, mas como buscamos uma melhor performance para ajudá-los a venderem mais carros, recomendamos as seguintes métricas:
Caso queiram se aprofunda um pouco mais, segue as taxas de engajamento com base em número de seguidores no Instagram.
u seja, alcançar ou superar a média significa que seu conteúdo está encorajando os seguidores a interagir com seu perfil. Abaixo disso é um aviso para que mude seu conteúdo, buscando mais qualidade em suas postagens.
Existem alguns links que fornecem isso de forma automática. O Phlanx tem um calculadora de engajamento que calcula sua performance no Instagram. É bem interessante e as primeiras consultas são gratuitas.
Leia o artigo “O que todo vendedor de carros deveria fazer nos próximos 100 dias”
Como conseguir mais engajamentos
1. Saiba a diferença de conteúdo e oferta
Este é um ponto muito importante. As redes sociais não funcionam como um balcão de anúncios que você apenas posta veículos em oferta. O importante é ter conteúdos relevantes para seu público. A nossa recomendação é 4 postagens de conteúdo para 1 postagem de oferta ou promoção.
2. Conheça seu público
É fundamental conhecer bem seu público para se comunicar adequadamente e oferecer o melhor conteúdo. O primeiro passo é entender com quem você fala, e isso envolve questões básicas e fundamentais como:
· Gênero;
· Faixa etária;
· Região geográfica;
· Classe Social;
· Preferências & estilo de vida;
Uma vez que você tem esse conhecimento, tudo pode ser direcionado com mais precisão. Você usará o melhor tom, saberá explorar as principais redes sociais e estará capacitado a oferecer conteúdo altamente relevante.
Vamos a um exemplo: se você esta focando em vender picapes terá um público bem específico, predominantemente masculino, com uma faixa de idade intermediária para cima (possivelmente 34 – 49), normalmente residente em regiões do interior (menor participação em centro urbanos) e com um bom poder financeiro. Isso é apenas um indicativo, mas não basta. É preciso conhecer as preferências e estilos de vida deste público para criar conteúdos que sejam relevantes para ele. Tudo isso as montadoras fornecem quando lançam seus veículos e estabelecem seu público alvo. O que os vendedores precisam fazer é estudar este material e adequar estes conteúdos para as redes sociais.
3. Produza e compartilhe conteúdos relevantes
Os usuários das redes sociais estão em contato com uma enorme quantidade de conteúdos durante uma simples rolagem na linha do tempo. Entre tantas opções, se destacar depende diretamente da qualidade do que você posta.
Considerando o seu público, trabalhe em conteúdos que você ou a equipe da loja ou concessionária desenvolveram e que fortaleçam a imagem do seu negócio nas redes sociais.
Vincular conteúdos relevantes ao perfil da sua rede é essencial para conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca.
Veja como construir conteúdos relevantes para vender mais veículos.
4. Incentive a interação
Atualmente há diversas maneiras de estimular a interação nas mídias sociais. No Facebook, por exemplo, posts simples podem trazer questionamentos que geram comentários. Já no Instagram, as enquetes são uma ferramenta ainda mais objetiva para conseguir isso.
Desenvolva cada publicação pensando sobre como as pessoas serão estimuladas a interagir. É preciso que os conteúdos sejam amigáveis e acessíveis, responder os comentários também é uma ótima forma de obter engajamento nas redes sociais, já que o público se sente ainda mais próximo da empresa.
5. Capriche no visual das publicações
O conteúdo visual tem grande força no engajamento das redes sociais, e é muito mais bem aceito pelo público.
Outra opção é combinar boas imagens com textos. Você capta a atenção do usuário e consegue transmitir a mensagem com sucesso, sem precisar oferecer algo cansativo. Com relação a imagens é preciso ficar atento para, por exemplo, não colocar em uma postagem uma quantidade imensa de fotos. O ideal é colocar fotos, preferencialmente de detalhes dos veículos, e colocar um link para seu anúncio no portal ou site. No portal, seja ele B2B ou B2C, deve-se colocar a maior quantidade de fotos possíveis, com descrição detalhada e profissional. A rede social serve como isca para levar seu lead para ver o anúncio.
Veja como transformar palavras e imagens em anúncios vendedores.
Os vídeos merecem destaque já que já são o conteúdo mais consumido na internet. Porém, da mesma forma, é preciso considerar alguns pontos para tornar este vídeo com mais chances de ser visto pela sua audiência. Desde o tamanho (vídeo curto) até a abordagem por áreas de atração deve ser considerada.
6. Engajamento nas redes sociais: invista em bons CTAs
Call To Action, ou convite para ação, representa uma das estratégias mais simples, porém com maior poder de engajar o público na rede. A proposta é simples: propor alguma conversão para quem está acompanhando as redes. Pode ser “faça uma simulação de financiamento” ou “avalie online seu veículo sem sair de casa”. O importante é convidá-lo para tomar uma atitude que esteja dentro dos seus objetivos. Sempre termine seu post com convite a ação.
7. Invista em boas hashtags
Hashtags são na verdade uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, para identificar mensagens sobre um tema específico.
Quando a hashtag é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema. Assim, se usuários de uma rede social, publicam posts com a hashtag #carrousado, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados clicando sobre a palavra.
O benefício de ter boas hashtags é que uma vez que seus perfis em redes sociais são públicos, usar hashtags torna seus posts visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam mais limitadas apenas aos seus seguidores. É por isso que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.
8. Seja constante nas publicações
É fundamental se fazer presente ao seu público. O engajamento nas redes sociais depende do contato frequente e constante com quem acessa suas páginas. Em nosso treinamento oferecemos uma técnica para montar um calendário de postagens e quais os melhores dias e horários para postar em cada uma das principais rede sociais.
Dessa forma, o cliente se acostuma com as publicações diárias da página e você começa a fidelizá-lo.
Veja neste vídeo os melhores horários para fazer postagens em redes sociais.
O LinkedIn descobriu que compartilhando 20 postagens por mês você pode chegar a 60% do seu público. Isso significa que o seu conteúdo realmente chega ao seu público sem que você precise compartilhá-lo várias vezes ao dia. A estratégia é que você publique postagens no LinkedIn regularmente, seja notícias, opiniões, perguntas, artigos, etc., desde que as mesmas sejam interessantes para os seus seguidores, conforme mencionamos no início.
Muito bom, agora recomendamos que vocês comecem um bom planejamento de conteúdos para as redes sociais e assumam definitivamente que para vender carros estas ferramentas serão cada vez mais importantes daqui em diante. Sucesso é muitas vendas😊
Veja como acessar conhecimento de qualidade para o segmento automotivo.
#megadealer #aacademy #vendendocarrosinternet#autoavaliar #vendendocarrosredessociais #customersatisfaction#oems#automotive#automotiveindustry#cx#customerexperience#montadoras#marketingdigital #captandocarrosusados #vendedordecarros #leadsautomotivos #leads #carros #treinamento #treinamentovendedorcarros #carrosusados #veiculos #vendas #pecas #caminhoes #motocicletas #tabelaautoavaliar #acelerandooseunegocio #webinariosautomotivos
Autor: Nilson Redis Caldeira
Clique aqui e acesse todas as minhas redes sociais 🙂
Clique aqui e siga as redes sociais da MegaDealer
Avatar é uma dinâmica que utiliza uma Aprendizagem Experiencial para mudar comportamentos e potenc...
Na era onde a velocidade e constância das mudanças estão cada vez mais intensas, trabalhar com a ...
Este artigo é destinado a vendedores de veículos que usam as redes sociais e acreditam na possibil...
Você é um influenciador nas redes sociais ou apenas faz panfletagem de carros?...
Este artigo tem como objetivo discutir o primeiro passo para quem deseja empreender, e, principalmen...
Esta reflexão trata dos caminhos para nosso reposicionamento existencial diante do novo normal. ...
Este artigo tem como objetivo analisar o Caos da realidade atual, com o Covid 19, e propor uma nova ...
Este artigo se baseia em reflexões que foram levantados pelo psiquiatra Norman Doidge no prefácio ...
É senso comum a crença de que uma boa experiência do cliente pode potencializar os resultados de ...
Sua empresa está preparada para atender as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dad...
Mapear a jornada do cliente é uma das principais etapas de um programa de Customer Experience. O Ma...
Criado por Marshall Goldsmith, o conceito de FeedForward é um passo adiante para os líderes que bu...
O Coaching também utiliza as ferramentas de comportamento cognitivo para entender as necessidades, ...
Como transformar as competências da sua equipe em alavancas de sucesso para sua organização....
Nada é mais difícil, portanto mais precioso, do que ser capaz de tomar decisões. Napoleão Bonapa...
Steve Jobs costumava usar uma frase de Pablo Picasso que dizia “bons artistas copiam, grandes arti...
Com tantas opções de livros de negócios para escolher, fazer uma pesquisa online extensa em meio ...
Na mitologia grega Chronus era o deus do tempo e nem mesmo Zeus, o deus dos deuses, conseguia vencê...
A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o in...
O objetivo deste artigo é analisar estudos que demonstram a relação entre processos de coaching e...