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Usando ferramentas de Coaching Empresarial para tornar sua empresa mais competitiva


O último trimestre do final do ano é normalmente reservado para as empresas concluírem o planejamento para o ano seguinte. Nesta fase de planejamento empresarial a base do sucesso para implementação de novas estratégias é um diagnóstico correto da situação da empresa, mercado, movimentos da concorrência, conjuntura econômica dentre outros fatores. É a leitura correta do momento econômico e as peculiaridades de mercado que levam as empresas a tomarem suas decisões estratégicas para o ano seguinte.

 

Apesar da importância do diagnóstico é comum menosprezar o momento atual na elaboração dos planos. Erros e acertos acabam cedendo espaço a expectativa de um ano diferente. É muito mais uma reação emocional pelo desejo do novo do que uma análise racional focada na realidade.

 

Em processo de coaching empresarial a fase de diagnóstico é a mais complexa porque existe uma diferença muito forte entre o discurso do empresário e a sua prática. A ferramenta de coaching chamada “Roda de Competências Empresariais” não pode ser construída sobre o que o empresário “acredita” que é sua empresa, mas efetivamente sobre a realidade da empresa. Qualquer ganho se perderá se ele não for fiel a realidade.

 

O fator importante é que neste momento o empresário inicia uma forte reflexão sobre o que ele quer e o que ele tem. Entre o discurso e a prática. Este é um dos momentos mais ricos do processo, pois leva a descoberta pessoal de qualidades e pontos de desenvolvimento que surgem da própria reflexão e conscientização do empresário. Esta percepção diferenciada de responsabilidades é resultado do próprio processo de coaching.

 

 

Roda de competências empresariais

 

Uma das principais ferramentas para um diagnóstico adequado é a “Roda de competências Empresariais” onde o executivo elenca quais as principais competências para sua empresa e analisa como ela estão presentes na sua empresa. Vejamos um exemplo:

É claro, isto é apenas um modelo que pode ser customizado para a necessidade de cada empresa. Este modelo é mais focado na identificação de Identidade e cultura da organização e a relação sistêmica entre as áreas da empresa. A partir desta identificação podemos ter a percepção se os processos decisórios são mais focados no controle ou na flexibilidade.

 

O funcionamento da roda é simples. Observando o exemplo podemos iniciar a avaliação pelo 1º. Item que é Inovação e Adaptação. Como podemos qualificar nossa empresa de 0 a 100% neste quesito? E assim sucessivamente. Abaixo, outro exemplo da mesma Roda de Competências já preenchida.

Com base no preenchimento e diagnóstico percebemos visualmente que a empresa tem seu ponto forte no quadrante de estabilidade, continuidade, documentação, processos em ordem, informatizado. Ou seja, ela possui estrutura e modelos de processos internos bem estabelecidos, característica de uma cultura hierárquica, que é um ponto importante, pois permite a leitura que a empresa esta preparada para seu crescimento.

 

Por outro lado o quadrante que engloba inovação, adaptação e aquisição de recursos é o mais fraco da “Roda de competências empresarias”. Isto leva a crer que a empresa não possui um modelo aberto de cultura e desenvolvimento, até porque este modelo sugere uma administração mais flexível e como percebemos a estrutura da empresa é de uma situação predominantemente focada no controle.

 

Os outros dois quadrantes também possuem áreas bem avaliadas (produtividade, resultados, padrões morais) e áreas mais fracas (direção, objetivos claros, participação).

 

 

Análise da Roda de Competências

 

A roda indica três fatores fundamentais para a empresa ter um diagnóstico realista do seu momento atual.

 

1) O fato de a empresa privilegiar um modelo focado em processo e cultura hierárquica leva a busca por resultados ser estruturado predominantemente nas necessidades internas do que na demanda do mercado;

 

2) A performance de produtividade e resultados é acima da média, porém esta limitada em função da baixa inovação e preocupação com aquisição de recursos;

 

A cultura da empresa pouco aberto a discussão participativa também se torna um fator que dificulta à abertura a exploração de novas idéias e novas formas de modelos de negócio.

 

 

Alavancando resultados

 

A partir do momento que se esta de posse do diagnóstico realista da situação da empresa, a questão é determinar qual seria o ponto onde se fossem intensificados esforços e canalizados mais recursos, poderia também alavancar outras áreas.

Como este exercício se pode perceber, por exemplo, que se elevando os esforços na área de Inovação e adaptação, teríamos reflexos em termos de resultado, produtividade, aquisição de recursos e participação maior da equipe da empresa.

 

Se o objetivo da empresa for crescimento com uma estratégia diferenciada a “Roda de Competências Empresariais” dará um direcionamento bem interessante. Além de propiciar a alavancagem de áreas relacionadas aos resultados, à mudança de foco de uma estrutura de controle para uma estrutura de flexibilidade representará um diferencial importante aos clientes e uma dificuldade para a concorrência, pois este provavelmente no seu planejamento não colocaram esta expectativa de mudança na sua empresa.

Para fazer um diagnóstico de uma empresa e identificar pontos de alavancagem é importante ter em mente duas questões básicas. Estou sendo realista?  Como poderia fazer isso de outra forma? O que você acha de aplicar a “Roda de Competências Empresariais” na sua empresa? Ela pode ajudar sua companhia a ser mais competitiva. Pense nisso.

 

 

Pergunte ao Coach

 

Dentre as perguntas enviadas por leitores destacamos a seguinte questão:

“Não seria mais fácil o Coach já dar respostas as dúvidas ao invés de ficar fazendo perguntas?

 

Prezado leitor, esta pergunta é muito freqüente. Como tudo que iniciamos é importante determinar quais são os nossos objetivos. Em um processo de coaching o objetivo básico é o desenvolvimento de competências para alcançar determinados resultados. O processo do coaching é justamente focar no aprendizado do cliente com base na conscientização sobre suas escolhas. O processo incentiva a independência de pensamento do cliente, pois parte-se do pressuposto que ele tem todas as respostas necessárias as suas perguntas, e caso não tenha, sabe onde encontrá-la. Por isso depois de um processo o cliente de coaching sai mais fortalecido emocionalmente porque toma consciência do seu poder de atuação em situações que antes o incomodavam.

 

Esta conscientização das escolhas resulta em um melhor foco, alinhamento de valores e estimula a ação. E toda esta mudança, prezado leitor, ela não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora. Por isso que a principal ferramenta do Coach são seu método e suas perguntas.

 

 

Caso você queira fazer uma pergunta ao coach Nilson Redis Caldeira, poderá enviar um e-mail para nilson@reconectar.com.brque todas as dúvidas serão respondidas neste espaço da revista Grande Formatos. E preparem-se, afinal sempre o coach responderá com perguntas para levar você a reflexão e ação.



Download: Artigo Revista Grandes Formatos 02.pdf









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