Como dar feedback
O feedback a visão de alguém sob um comportamento que muitas vezes nós próprios não conseguimos enxergar. É um “ponto cego” que é iluminado por alguém de fora do processo.
Consideramos 2 tipos mais importantes; o feedback de desenvolvimento e o feedback de reconhecimento.
Pode ser considerado como uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento da atividade dos profissionais, pois, por meio dele, pode-se buscar a perfeição e descobrir o caminho certo a seguir
Trata-se também de uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano por minimizar incertezas e ansiedades.
Objetivo: Fornecer aos participantes a possibilidade de melhorar a qualidade das relações com suas equipes através do aprendizado de como dar feedback de forma adequada, produtiva e voltada para o futuro.
Público-Alvo: Líderes de equipes
Conteúdo programático:
- O que é feedback
- Benefícios de um feedback correto
- Características de um feedback
- Equilibrado entre pontos positivos e negativos
- Descreve e não avalia
- Focaliza em pontos observados
- Focado em pontos que colaborador possa mudar
- Focaliza em melhorias futuras e não busca responsabilidades passadas
- Dá abertura à opiniões
- Diretrizes gerais
- Observações
- Importância
- Perguntas
- Sugestões
- Especificidade
- Como dar feedback para pessoas de estilos diferentes
- Tipo extrovertido
- Feedback interativo
- Verbal
- Necessidade de foco
- Foco em pessoas não em tarefas
- Tipo introvertido
- Feedback específico
- Pessoal e exclusivo
- Perguntas adequadas para extrair informações
- Relação com o contexto
- Feedforward – o feedback voltado para o futuro
- Identificação de competências que precisam ser desenvolvidas
- Escolhidas as competências identificar os comportamentos fundamentais para seu desenvolvimento
- Estado desejado
-
-
- Construindo a situação no estado desejado
- Alinhamento no estado desejado
- Competências necessárias do avaliado
- Identificação de GAP´s da empresa
-
- Estado presente
-
-
- Desenvolvendo ideias para atingir o estado desejado
- Identificar e classificar estas ideias (competências, CHA)
- Plano de ação