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Como o coaching ajudará sua empresa a chegar (bem) em 2015.


Em artigo para Harvard Business Review (Jan 2009), Ram Charam afirmou categoricamente que futuros líderes vão precisar de constante coaching. “Como o ambiente de negócios se torna cada vez mais complexo, executivos e empreendedores precisam discutir e refletir para entender tendências e como poderão posicionar suas empresas”, completa Ram Charam, “e o coaching passa a ser o processo para liderar estas mudanças.” Para complementar a reflexão de Ram Charam é preciso entender dois aspectos importantes.

 

A primeira questão é o que é efetivamente coaching e a segunda é como esta metodologia poderá agregar valor no processo. Existem algumas definições para o coaching, mas em todas elas existe um aspecto comum. O verdadeiro processo de coaching parte do pressuposto que as respostas estão com o cliente e cabe a ele encontrá-las. O profissional, o coach, é especialista em fazer perguntas e levar o cliente da reflexão a ação. Este ponto é muito importante, pois quando alguém diz que fará um coaching e começa a recomendar o que o cliente deve fazer, seja na empresa ou em termos de carreira, torna-se um consultor, não um coach. Por usar uma metodologia diferenciada o coaching agrega valor às organizações, justamente naquilo que elas mais necessitam, ou seja, na sua inteligência. O coaching permite aos gestores e líderes a reflexão do seu negócio e estimula a ação com passos em uma direção inovadora.

 

 

Qual é o seu negócio? Onde sua empresa estará em 2015?

 

Dentro da sua metodologia o coaching ajudará o executivo e empresário a situar-se no seu mundo. Afinal, qual é o meu negócio? Tomamos um exemplo de um bureau de comunicação visual e sinalização. Se pensarmos somente em termos de comunicação visual e sinalização reduzirá o escopo de ação e o mercado será um oceano repleto de concorrentes sangrando num mar vermelho. Este cenário de guerra de preços, aliás, é comum tantos outros segmentos. Agora, se entendermos que a empresa participa do segmento de entretenimento e eventos? Ou de gráficas rápidas? Ou quem sabe de merchandising? Ou cenários? Mudam-se as perspectivas e deixam de existir respostas certas ou erradas, apenas resultados diferentes. E qual é o resultado que sua empresa espera em 2015? Como ela vai se posicionar em relação aos tópicos de atualidade como governança, ética, responsabilidade social, gestão da inovação e conhecimento? Que oportunidades ela poderá explorar destes itens? Quais serão as metas que ela vai querer atingir? Quais as evidências que esta no caminho certo?

 

 

Se continuarmos fazer as mesmas coisas de hoje teremos os mesmos resultados em 2015 (se chegarmos até lá).

 

O principal fator que impede a evolução de uma empresa em qualquer área são as certezas que ela possui. Ao mesmo tempo em que precisamos de certezas para evoluir, as certezas trazem dentro de si o fantasma da “zona de conforto” e do medo da inovação e ousadia. Justamente a inovação e ousadia que transformam as empresas. E de onde vem a inovação e ousadia? Ela vem de pessoas que precisam de apoio e acompanhamento do líder que deve estar preparado para estimular suas equipes a fazerem coisas diferentes, a pensarem de forma diferente, enfim a questionarem seus processos de forma que possam agregar valor a seus clientes finais. Quando falamos do verdadeiro coaching não estamos pensando somente na influência sobre o comportamento do cliente, muito mais do que isso, o verdadeiro coach despertará nos executivos e empresários o olhar para seu negócio de diferente perspectiva. No líder o maior reflexo do coach é ser parte essencial do processo de aprendizagem proporcionando conhecimento, opiniões e julgamento de idéias em áreas críticas.

 

 

Conhecer produto, mercado e concorrência. Isto é o óbvio e o óbvio não faz diferença.

 

É comum a preocupação das empresas no desenvolvimento de capacidades quantitativas e do produto, aliás, isto é uma obrigação. Infelizmente, só isso não faz a diferença. Agregar valor é agregar valor ao cliente do cliente, é criar algo diferente, é descobrir necessidades latentes. Tudo isso vem do desenvolvimento e estímulo as equipes. A grande pergunta é se a liderança que exerço ou que eu reporto faz a diferença e estimula sua equipe? Voltando ao início do artigo podemos concluir que somente o constante coaching das lideranças proporcionará as organizações ir além do que elas estão hoje. E isso deve ser feito de forma rápida porque, ao contrário do que Andy Grove escreveu em 1996 “só os paranóicos sobrevivem”, provavelmente hoje “só os que sabem onde estão e para onde vão que sobreviverão em 2015”.

 

 

Pergunte ao Coach

 

Caso você queira fazer uma pergunta ao coach Nilson Redis Caldeira, poderá enviar um e-mail para nilson@reconectar.com.br que todas as dúvidas serão respondidas.



Download: Como o coaching ajudara sua empresa a chegar bem em 2015.pdf









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